sábado, 8 de maio de 2010

As Presas-Tony Richardson (1962)

Da peça de John Osborne, "The Beloved Preys", Tony Richardson e Osborne adaptaram essa comédia de humor muito negro sobre um lugar muito parecido com a Inglaterra do final dos anos 50 em que duas raças convivem pacificamente apesar de no passado não muito distante uma ter servido de alimento para a outra. Interessante que os atores que representam as duas raças não aparentam serem de raças diferentes. Assim como na montagem que estreou em Londres em 59, Richard Burton faz um empregado de multinacional que tem filial em seu país. Burton era da raça que servia de presa e o quartel general de sua companhia fica no país que costumava devorar seus antepassados.
A peça, segundo o crítico do Times da época, era uma crítica feroz ao colonialismo tardio europeu. O filme, nem tanto. Mesmo assim ficou proibido na França por mais de 15 anos, ou até Argélia e Indochina serem perdidos para sempre.
Richard Burton repete o tipo atormentado de "Look Back in Anger" mas com mais sutileza e cinismo. Participações célebres de Lawrence Olivier como o dono da multinacional, Julie Christie como sua filha e, incrível, David Bowie como um menino que é caçado numa floresta em um flashback.

Nenhum comentário:

Postar um comentário